MARTECH | Manutenção Corretiva: a alternativa mais utilizada.
8615
single,single-post,postid-8615,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-2.6,wpb-js-composer js-comp-ver-4.4.3,vc_responsive
 

Blog

Manutenção Corretiva: a alternativa mais utilizada.

  |   Blog   |   No comment

boneco2PNG

 

Hoje vamos finalizar a nossa conversa sobre manutenção. Depois de falarmos um pouco sobre manutenção preventiva (leia aqui) e manutenção preditiva (leia aqui), em fim, chegamos na manutenção mais utilizada pelas empresas: a corretiva.

 

A manutenção corretiva é a forma mais básica de manutenção. Somente ocorre após a apresentação de uma falha ou pelo não funcionamento de um equipamento. Seu objetivo é restaurar o funcionamento deste equipamento, dentro do menor tempo possível, podendo ser necessária a substituição de peças/componentes. Que nem sempre estão à mão.

 

Geralmente acontece por falta de uma manutenção preventiva e/ou preditiva, com intervalos imprevisíveis, em situações emergenciais e não planejadas. O que, além de gerar uma parada no processo do trabalho, pode causar inúmeros prejuízos para a empresa, como por exemplo: atrasar uma entrega de mercadoria ou ser reprovado em uma vistoria. É importante destacar também que uma manutenção corretiva implica em ter despesas não adiáveis com técnicos especializados e com peças/componentes para a substituição.

 

Cabe ao gestor avaliar a importância de cada sistema e seu impacto em caso de paradas não planejadas para escolher que tipo de manutenção implementar.

 

Na próxima semana, vamos abordar outro tema. Não deixem de voltar em nosso blog.

No Comments

Post A Comment