MARTECH | Manutenção Preditiva: A melhor opção.
8567
single,single-post,postid-8567,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-2.6,wpb-js-composer js-comp-ver-4.4.3,vc_responsive
 

Blog

Manutenção Preditiva: A melhor opção.

  |   Blog   |   No comment

preditiva

Conforme falamos na semana passada (leia aqui), vamos dar prosseguimento na nossa conversa sobre os tipos de manutenção. Hoje, destacamos a importância da Manutenção Preditiva.

 

O crescimento da competitividade tem exigido sistemas/equipamentos cada vez mais complexos e sofisticados. Monitorá-los e as suas condições de uso torna-se, cada dia, mais importante. Para isso, como parte de uma gerência estratégica, há que ser implementada a manutenção preditiva. Neste conceito, são utilizadas várias ferramentas que possibilitam uma condição operativa dos sistemas/equipamentos o mais real possível.

 

Ao ser implementado um programa sistemático de manutenção preditiva, ocorre um acompanhamento periódico das condições dos componentes dos equipamentos; do desgaste das peças imprescindíveis ao funcionamento; um acompanhamento dos parâmetros através de um tabelamento, permitindo a coleta de dados com o equipamento em funcionamento. Com base nessas informações é possível:

 

⇒Prever o seu tempo de vida útil e indicar as melhores condições de aproveitamento desse tempo, substituindo materiais baseado em um plano, antes que esse material apresente algum indício de falha;

 

⇒Substituir materiais, assim que esses apresentem sintomas de desgaste, sem que ocorra uma parada na produção, ou que essa parada, se necessária, ocorra de forma programa, de modo que interfira o mínimo possível no processo.

 

A manutenção preditiva tem por objetivo antecipar-se a eventuais necessidades de uma manutenção corretiva e otimizar o funcionamento dos sistemas/equipamentos, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

 

Na próxima semana, vamos falar sobre manutenção preventiva. O que você sabe a respeito?

No Comments

Post A Comment