Manutenção Preditiva: A melhor opção.
Conforme falamos na semana passada (leia aqui), vamos dar prosseguimento na nossa conversa sobre os tipos de manutenção. Hoje, destacamos a importância da Manutenção Preditiva.
O crescimento da competitividade tem exigido sistemas/equipamentos cada vez mais complexos e sofisticados. Monitorá-los e as suas condições de uso torna-se, cada dia, mais importante. Para isso, como parte de uma gerência estratégica, há que ser implementada a manutenção preditiva. Neste conceito, são utilizadas várias ferramentas que possibilitam uma condição operativa dos sistemas/equipamentos o mais real possível.
Ao ser implementado um programa sistemático de manutenção preditiva, ocorre um acompanhamento periódico das condições dos componentes dos equipamentos; do desgaste das peças imprescindíveis ao funcionamento; um acompanhamento dos parâmetros através de um tabelamento, permitindo a coleta de dados com o equipamento em funcionamento. Com base nessas informações é possível:
⇒Prever o seu tempo de vida útil e indicar as melhores condições de aproveitamento desse tempo, substituindo materiais baseado em um plano, antes que esse material apresente algum indício de falha;
⇒Substituir materiais, assim que esses apresentem sintomas de desgaste, sem que ocorra uma parada na produção, ou que essa parada, se necessária, ocorra de forma programa, de modo que interfira o mínimo possível no processo.
A manutenção preditiva tem por objetivo antecipar-se a eventuais necessidades de uma manutenção corretiva e otimizar o funcionamento dos sistemas/equipamentos, aumentando a produtividade e reduzindo custos.
Na próxima semana, vamos falar sobre manutenção preventiva. O que você sabe a respeito?
Sorry, the comment form is closed at this time.