MARTECH | SISTEMAS DE DETECÇÃO DE INCÊNDIO
8729
single,single-post,postid-8729,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-2.6,wpb-js-composer js-comp-ver-4.4.3,vc_responsive
 

Blog

SISTEMAS DE DETECÇÃO DE INCÊNDIO

  |   Blog   |   No comment

incendio

 

Vamos, então, abordar alguns tipos de sistemas de detecção de incêndio, conforme falamos na semana passada.

 

I) Sistema de detecção de incêndio convencional – Equipamento que possui ligação de dispositivos de forma a criar uma linha (classe B) com determinada quantidade de pontos. Se qualquer um desses pontos for ativado, o equipamento recebe apenas uma informação daquela zona específica e o pessoal destinado para este fim deve percorrer todos os ambientes envolvidos para verificar a veracidade do alarme e o local exato;

 

II) Sistema de detecção de incêndio endereçável – Equipamento que possui ligação em forma de loop (classe A), onde são instalados os dispositivos. Em caso de alarme de qualquer um desses dispositivos, o painel recebe a informação do alarme e uma mensagem da localização do ponto em questão. Assim, o pessoal qualificado pode chegar ao local indicado sem que seja necessária a verificação de todos os ambientes. Com isso, diminui o tempo para realização do combate.

 

Em geral, os dispositivos não possuem recursos avançados como autoteste, verificação de impureza de câmara, temperatura ambiente, etc.

 

III) Sistema de detecção de incêndio analógico endereçável – Equipamento similar ao apenas endereçável, sendo que possuem mais recursos, inclusive informações detalhadas dos sensores e outros dispositivos.

 

A maioria desses equipamentos é capaz de se conectar com outros dispositivos e enviar informações sobre suas funcionalidades e operacionalidades.

Entre alguns dispositivos, os mais comuns são os PLC’s, IHM’s, Computadores etc.

 

IV) Sistema de detecção de incêndio digital endereçável – Devido ao grande problema de interferência eletromagnética que assola a maioria dos equipamentos eletrônicos, principalmente os que possuem algum tipo de comunicação, o equipamento digital promete uma blindagem a este tipo de interferência.

 

De maneira geral, este equipamento pode ser comparado ao analógico endereçável no que diz respeito aos recursos operacionais e funcionais.

 

Que tipo de manutenção pode ser realizada em equipamentos de DETECÇÃO e COMBATE?

 

Em geral, existem manutenções semanais, mensais e anuais. A diferença é a ação que se toma em cada uma delas.

 

Deve-se ter um plano de manutenção preditiva / preventiva de maneira a atender, principalmente, as recomendações estipuladas pelos fabricantes quanto ao tipo e aos prazos.

 

Limpeza interna dos dispositivos, verificação e troca de baterias, testes periódicos, verificação dos ambientes quanto a sua modificação física, testes hidrostáticos, verificação de válvulas, bicos, cabos e motores são apenas alguns itens a serem considerados em uma manutenção.

No Comments

Post A Comment