Manutenção Corretiva, Preventiva e Preditiva: Quais as diferenças?
Manutenção é uma ação necessária em todo tipo de equipamento com o objetivo de garantir a sua operacionalidade e a sua confiabilidade. Mas você sabe qual é a diferença entre os tipos de manutenção? Veja abaixo um pequeno resumo sobre elas e nas próximas semanas, iremos conversar mais detalhadamente sobre cada uma.
Manutenção Preditiva: É uma variação da manutenção preventiva. Ocorre através de uma análise de dados que informam a real condição do equipamento, podendo prever o seu tempo de vida útil e indicar as melhores condições de aproveitamento desse tempo. Seu objetivo é antecipar-se a eventuais necessidades de uma manutenção corretiva e programar paradas quando for necessário.
Manutenção Preventiva: É o tipo de manutenção que emprega menos custos por ser um procedimento planejado e programado, seguindo sempre um cronograma. Seu objetivo é evitar paradas inesperadas no equipamento, reduzindo a probabilidade de falhas.
Manutenção Corretiva: É o tipo de manutenção mais cara e mais utilizada. Ocorre em situações emergenciais e em situações não planejadas, onde um equipamento apresenta falhas ou deixa de funcionar. Seu objetivo é restaurar o funcionamento desse equipamento.
E aí? Você anda cuidando dos seus equipamentos corretamente?
Sorry, the comment form is closed at this time.