MARTECH | Você sabe o que compõem um Sistema de Detecção de Incêndio?
8746
single,single-post,postid-8746,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-2.6,wpb-js-composer js-comp-ver-4.4.3,vc_responsive
 

Blog

Você sabe o que compõem um Sistema de Detecção de Incêndio?

  |   Blog   |   No comment

Já estamos há duas semanas (ver aqui e aqui) conversando sobre Sistema de Detecção de Incêndio. São sistemas muito precisos e devem ser instalados de acordo com um projeto elaborado por empresa habilitada e com experiência definida de acordo com a norma ABNT NBR 17240. Mas você sabe o que compõem um sistema desse tipo? Veja abaixo e conheça os itens:

 

painelPainel principal: É o responsável por observar e coletar as informações enviadas pelos detectores e pelos acionadores manuais. Quando verifica uma situação de alarme, mostra o local do ocorrido e ativa os sinalizadores. Verifica também falhas na instalação, como curto-circuito, cabos rompidos, etc. Suas classificações podem ser vistas aqui.

 

sensor

 

Detector ou sensor: São interligados, com intervalos regulares, ao painel principal através de laços endereçáveis ou convencionais. O que permite avaliar a área correspondente, verificando a presença de princípios de incêndio, sem a intervenção humana. Podemos encontrar alguns tipos de sensores: sensor de fumaça, sensor de calor, sensor de chama, sensor híbrido e outros. Em outra oportunidade, falaremos mais sobre cada um deles.

 

 acionadorAcionador manual: Também são interligados ao painel principal, conectadas ao laço endereçável ou convencional. Permite a operação manual, indicando uma situação de emergência ao sistema, antes que o princípio de incêndio seja sentido pelos detectores.

 

sirene

 

Sinalizador: São os responsáveis, a partir da ativação da central, em indicar a situação do local e a necessidade, ou não, de desocupação da área para as pessoas presentes. Os sinalizadores podem ser sonoro (sirene), visual (flash) ou combinado (sinalizador audiovisual).

 

 moduloMódulos: A utilização de módulos tem a finalidade de ter o controle sobre dispositivos que não pertencem diretamente ao sistema de detecção de incêndio, por exemplo, chaves de fluxo do sistema de combate a incêndio por água. Atua também sobre equipamentos em caso de sinistro, por exemplo, ligar a exaustão em caso de ambiente com fumaça.

 

E então, achou interessante? Sobre qual assunto você gostaria de saber mais?

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.