Risco Elétrico
Toda a sobrecarga elétrica tem grande potencial de causar acidentes, podendo ocasionar lesões e princípios de incêndio.
Por isso, não devemos ligar mais de uma máquina na mesma tomada de corrente e não usar máquinas e ferramentas elétricas que não estejam com o sistema de alimentação (disjuntor, cabo e plugue) adequado.
Equipamentos e ferramentas elétricas inadequados e/ou defeituosos não devem ser usados de forma nenhuma. Quem identificar alguma irregularidade em máquinas, equipamentos e ferramentas elétricas deve imediatamente procurar solucionar o problema, buscando recursos com o seu superior, se for necessário.
Antes de se iniciar escavações nas proximidades de instalações elétricas enterradas, as equipes envolvidas devem ser informadas da posição, tensão e profundidade das mesmas. Escavações mecanizadas, num raio inferior a 2 metros, não são recomendadas.
O percurso das tubulações e conduítes que contenham fios e cabos elétricos enterrados deverá ser sinalizado na superfície, durante todo o tempo de execução dos trabalhos, podendo ser usadas placas e piquetes, se possível deverá ser providenciado o desligamento desses circuitos.
A menor distancia para a realização de trabalhos próximos de instalações elétricas é de: 3 metros para tensões menores ou igual a 57.000 Volts e de 5 metros para tensões a 57.000 Volts. Quando estas distâncias não puderem ser respeitadas, a rede elétrica deve ser desenergizada.
Se estas distâncias não puderem ser respeitadas e nem a rede desenergizada, os fios e cabos elétricos deverão ser isolados com barreiras adequadamente construídas de material isolante que evite qualquer tipo de contato acidental.
Não improvise ligações elétricas, pois estas são as principais causadoras de acidentes nestes casos.
A Prevenção é o caminho, pois em eletricidade, só se erra uma vez!
Sorry, the comment form is closed at this time.